Alívio da dor sem cirurgia – Tratamento com Médico Fisiatra

maio 26, 2025
escrito por: Dr. Marcus Yu Bin Pai

Médico Fisiatra e Especialista em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP.

Um fisiatra, ou médico especialista em Medicina Física e Reabilitação, é especializado no tratamento não cirúrgico de dores na coluna e musculoesqueléticas, incluindo dores nas costas, pescoço, quadril, joelho, ombro, braço, tornozelo, pé e cotovelo.

Embora muitos médicos prescrevem medicamentos para mascarar os sintomas da dor, esses medicamentos deixam o paciente debilitado e dependente deles para o alívio da dor. Um fisiatra, por outro lado, fornece técnicas e tratamentos que permitem que pessoas com dores musculoesqueléticas e na coluna retornem às atividades sem cirurgia.

Seu objetivo é reduzir a dor, restaurar a função e ajudar os pacientes a retornar às atividades que amam.

Os médicos de fisiatras oferecem uma ampla gama de tratamentos para diagnosticar e controlar a dor, incluindo:

  • Fisioterapia orientada por médicos: fortalece os músculos, melhora a função e melhora a qualidade de vida.
  • Injeções epidurais de corticoides: reduzem a inflamação ao redor dos nervos espinhais para aliviar dores no pescoço, nas costas, nos braços ou nas pernas causadas por estenose espinhal ou hérnia de disco.
  • Injeções nas articulações facetárias: atuam na inflamação das pequenas articulações da coluna para aliviar dores crônicas nas costas ou no pescoço.
  • Injeções nas articulações: aliviam dores artríticas nos quadris, ombros ou joelhos para melhorar a mobilidade.
  • Estudos de eletroneuromiografia: avaliam o funcionamento dos seus nervos e músculos e ajudam a prever a recuperação de lesões nervosas.
  • Injeções em pontos-gatilho: aliviam nós musculares dolorosos que contribuem para o desconforto crônico na síndrome dolorosa miofascial.
  • Injeções de bursa: infiltrações com anestésico local ou corticóide para controle de bursites.
  • Bloqueios de nervos intercostais: tratamento intervencionista para dores na costela, como neuralgias pós-herpéticas e costocondrite
  • Controle medicamentoso: controla a dor crônica com segurança como parte de um plano de tratamento mais amplo.

Os médicos fisiatras visam tratar a fonte da dor e evitar procedimentos desnecessários, oferecendo um atendimento abrangente. Frequentemente, colaboram com cirurgiões ortopédicos e outros especialistas para garantir o melhor resultado possível para cada paciente.

Website |  + posts

Médico especialista em Dor e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP.