Lesões no joelho podem ser comuns, mas nunca são agradáveis.
Consultar um médico fisiatra logo após a lesão — seja ela leve ou grave — pode ajudar você a obter melhores resultados mais cedo.
Lamentamos que você esteja lendo isso porque significa que você ou alguém de quem você gosta está sofrendo.
Primeiras 48 horas
Proteção
- É importante proteger o joelho de estresses adicionais nos estágios iniciais. Isso permitirá que o processo de cicatrização ocorra de forma eficaz.
- Dependendo da gravidade da sua lesão, isso pode envolver o uso de muletas – o profissional que o atenderá decidirá se elas são necessárias
Um conselho geral, depois de machucar o joelho, é algo que você provavelmente já ouviu antes: RICE.
- (Rest) Descanse – Mantenha o peso longe do joelho. Quando se sentir um pouco melhor, faça alguns exercícios leves de amplitude de movimento para evitar que ele fique rígido. Descansar o joelho ajuda os tecidos moles a cicatrizar e a manter o inchaço e a dor no mínimo
- (ICE) Gelo – Coloque gelo picado ou um saco de ervilhas congeladas envolto em uma toalha úmida na área lesionada, idealmente a cada 3 horas após a lesão; por até 20 minutos de cada vez
- (COMPRESSION) Compressão – Use uma bandagem elástica para envolver o joelho, não tão apertada a ponto de restringir o fluxo sanguíneo, mas confortavelmente confortável.
- (ELEVATE) Elevar – O joelho pode inchar rapidamente após uma lesão. Apoie o joelho o máximo possível para ajudar a reduzir o inchaço. Você deve elevar o tornozelo acima do coração com frequência, ao longo do dia.
O inchaço pode aumentar e diminuir à medida que você se torna mais ativo e passa mais tempo com o pé no chão. É importante manter a elevação para ajudar a controlar o inchaço até que ele desapareça.
Tomar alguns analgésicos anti-inflamatórios também ajudará a aliviar o inchaço. Depois de se levantar e andar, você pode usar uma joelheira para ajudar a estabilizar o joelho enquanto ele cicatriza.
Após 48 horas

- O joelho deve estar menos inchado e mais confortável para se apoiar. Neste ponto, você deve tentar apoiar o calcanhar no chão com o joelho reto.
- À medida que a dor e o inchaço diminuem, você perceberá que poderá se desfazer das muletas. Isso, por sua vez, pode aumentar o inchaço e o desconforto, portanto, o uso contínuo de gelo e elevação pode ser necessário.
Fortalecimento
Após o RICE, se o seu joelho parecer estar progredindo, você pode começar a fazer alguns exercícios de fortalecimento.
Embora esses tipos de exercícios sejam comumente associados à recuperação pós-cirúrgica, exercícios que fortalecem os quadris e os glúteos ajudarão a aliviar a tensão nos joelhos a qualquer momento (após uma lesão ou até mesmo para ajudar a prevenir lesões).
Outros exercícios específicos para o joelho também ajudarão a promover a recuperação e o fluxo sanguíneo.
Evite repouso excessivo
Descansar demais pode enfraquecer os músculos, o que pode, por sua vez, aumentar a probabilidade de novas lesões. Encontre um programa de exercícios seguro para os seus joelhos e mantenha-o. Se não tiver certeza de quais movimentos são seguros ou quanto pode fazer, converse com seu médico ou fisioterapeuta.
Avaliação
Se o seu joelho ainda estiver inchado ou dolorido depois de uma ou duas semanas, seus sintomas não parecem ser aliviados com o tratamento caseiro com RICE.
Você provavelmente precisa de mais ajuda para voltar a 100%. O que geralmente importa é descobrir a gravidade da lesão.
Recuperação e Prevenção a Longo Prazo
Retorno gradual à atividade
Quando se trata de curar uma lesão no joelho , paciência e um retorno gradual às atividades são fundamentais. Voltar à rotina às pressas pode levar a contratempos, por isso é importante ir com calma.
Comece com exercícios de baixo impacto, como caminhada, ciclismo ou natação. Eles ajudam a recuperar a força sem pressionar muito o joelho. À medida que você progride, incorpore exercícios específicos para cada esporte para testar a prontidão do seu joelho. Esses exercícios imitam os movimentos que você fará no seu esporte, ajudando você a retornar com segurança.
Lembre-se de monitorar seu progresso. Fique de olho na sensação do seu joelho durante e após o exercício. Se notar alguma dor ou inchaço, pode ser um sinal de que você precisa diminuir o ritmo ou consultar seu médico.
Consultas regulares com seu médico podem orientá-lo sobre quando é seguro aumentar os níveis de atividade.
Médico especialista em Dor e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP.